fbpx

Como a meditação pode te ajudar a sair melhor nos estudos

Como a meditação pode te ajudar a sair melhor nos estudos

A meditação é uma técnica de concentração e reconexão entre corpo, mente e espírito, por meio do autocontrole e da respiração. Existem inúmeros benefícios para aqueles que realizam sua prática e aqui a gente vai falar um pouquinho como elas podem te ajudar! 

01 – MEDITAÇÃO REDUZ ESTRESSE 

A primeira curiosidade em relação a essa prática é como ela ajuda na redução do estresse no organismo. O estresse físico e mental aumenta os níveis do cortisol no organismo, conhecido como hormônio do estresse e responsável por diversos males. A prática da meditação reduz a inflamação associada ao estresse e consequentemente melhora o sono, a ansiedade, diminui a pressão sanguínea e facilita o indivíduo a entrar no modo de fluxo em seus estudos. *estudo feito por David Orme-Johnson e Vernon Barnes*. 

02 – MEDITAÇÃO AJUDA EM ATIVIDADES MULTITAREFA EM AMBIENTE ESTRESSANTE

Um estudo feito pela Universidade de Washington mostrou que indivíduos adeptos da prática de meditação conseguiram administrar melhor atividades multitarefas e tiveram resultados melhores em relação a memória, estado emocional e atenção – ambos pontos cruciais no momento de estudo e captação de conteúdo. 

05- IMUNIDADE FAVORECIDA

Para conseguirmos ter êxito em nossos estudos, é importante estarmos com a saúde física em dia. Se gripes, resfriados, infecções e outros problemas são recorrentes na sua vida, começar a meditar pode te ajudar a reduzir esses problemas e uma melhora significativa de saúde. Segundo o estudo, isso ocorre pois a meditação melhora a forma com que a pessoa lida com o estresse e a ansiedade, ampliando as defesas do organismo, aumentando o bem-estar.

*estudo “Alterações no cérebro e função imunológica produzidos pela Meditação Mindfulness”*

06- AUMENTO DE TEMPO DE FOCO 

A meditação ajuda a aumentar a intensidade da atenção. Um estudo que analisou os efeitos de um curso de meditação de oito semanas de atenção plena descobriu que ela melhorou a capacidade dos participantes de reorientar a atenção e manter o foco. Eles também se lembraram dos detalhes de suas tarefas melhor do que seus colegas que não praticaram. Além disso, uma revisão concluiu que a meditação pode até reverter padrões no cérebro que contribuem para desviar o foco, preocupar-se e ter pouca atenção.

*Estudo feito por: Amishi P. Jha, Jason Krompinger & Michael J. Baime*

LEGAL, TAMBÉM QUERO MEDITAR, MAS COMO COMEÇAR?

Para quem não tem muita experiência, começar a meditar pode se tornar um desafio, porém felizmente existem diversas alternativas para os iniciantes e quem quer se aprofundar um pouco mais! Aqui vão dicas de alguns aplicativos com meditações guiadas e tutoriais para você iniciar a prática e conseguir melhorar sua saúde! 

1- Insight timer 

2- Headspace 

3- Medite.se.

4- Smiling mind 

5- Aura

6- 5 Minutos

Você pode testar todos e usar o que mais curtir, além disso também existem meditações guiadas e tutoriais disponíveis no youtube, vale a pena dar uma olhada!

Comente aqui se você já conhecia os benefícios da meditação. 

Existem vários tipos de meditação, feitos com diferentes objetivos, como por exemplo:

Mindfullness: criada em 1979 e não possui nenhum tipo de ligação espiritual. O foco é o corpo do praticante e sua respiração. Tudo que é feito com o intuito de reduzir os níveis de estresse e também é conhecida como “atenção plena”. É a que damos enfoque aqui no artigo.

Transcendental: originada nos anos 50, é considerado uma técnica que tem como objetivo encontrar o mais profundo eu de cada um, ativando, assim, os reservatórios de energia, criatividade e inteligência.

Vipassana: Com ligação espiritual e tendo sido criada por Buda, a meditação vipassana, em sua essência, é mostrar ao ser humano as coisas como verdadeiramente são – as relações, os objetos, as sensações, os sentimentos.