O que dizem de nós: Leonardo Rodrigues Silva – Defensor da DPEAP, Aprovado como Promotor de Justiça do MPPA e MPBA.
Bom, primeiro quero dizer o quanto sou grato ao ciclos pelo caminho que me foi apresentado, por cada amizade e pela total disponibilidade sempre! E agora, quero começar falando pra quem está começando, pra quem está perto de bater aquele corte e para quem ainda está naquele momento cinzento da caminhada!
E a primeira coisa é: sim, é possível! Pessoas normais também passam! Mas aprendi com o Ciclos, logo no início, que alguns pilares precisam estar alinhados: dedicação, conteúdo, estratégia! (Palavras do meu amigo Bruno, um gigante).
A dedicação é algo pessoal, cada um sabe o seu limite! Confesso que sempre me sentia mais forte estudando em datas especiais (aniversário, natal, copa do mundo, carnaval). Sempre pensei que, se concurso fosse somente pelo esforço (sei que não é), eu teria que estar nessa lista! Esse sempre foi meu pensamento.
Mas e o conteúdo? Como começar a estudar pra concurso público logo após 2 anos de uma faculdade de engenharia civil (já era formado em direito) e, em pleno ano de 2017, sem nem mesmo saber o que era @dizerodireito?
Foi aí que o Ciclos entrou, e com ele, uma família que me acolheu e caminhou comigo desde o primeiro cronograma. Eu não sabia muito bem o que era “fazer a base”, mas me falaram que eu tinha que fazer, e assim fiz. Essa é a vantagem de estar perdido no mundo dos concursos. Se você souber ouvir e buscar caminhar com os melhores, você vai conseguir, com todo respeito, furar a tal fila. Sim, é possível furá-la de forma ética com muito esforço.
Lembro que até mesmo para efetivamente começar a fazer prova, sondava com todos se já era o momento (queria evitar apanhar de graça). Quando falavam que não, eu apenas ouvia e seguia. Aprender com quem já passou pelo mesmo caminho é muito bom!
Essa base foi o essencial. As FUCs concentravam tudo num arquivo só e ainda me permitiam a complementação (essa é a ideia). Não há apenas UMA FUC! Existe um esqueleto, mas nós vamos construindo do nosso jeito, seja com doutrina mais profunda, ou com alguns dispositivos de lei mais cobrados! A base é o alicerce, é o que te faz acertar aquele caso concreto com 5 examinadores te olhando e com mais 30 pessoas atrás assistindo!
Por último, vem a estratégia. O cronograma! Ele organiza o estudo, engloba tudo que é necessário! Potencializa o estudo!
É isso, pessoal. Se fosse dar 1 única dica, a dica seria base! Construir sem pressa o que vai sustentar uma aprovação lá na frente! E, além disso, algo que também sempre tive em mente: sonho que se sonha junto é realidade. Andar com os melhores faz a diferença. Obrigado, meus amigos da família ciclos! Nós conseguimos!